« Se ele me visse... | Entrada | "Inbicta mabilhosa"! »

dezembro 20, 2004

sindrome de isolamento

Vi ontem no canal Odisseia, da tvcabo, uma reportagem feita no Japão sobre um sindrome que só existe lá, ou seja, é um fenomeno que só no Japão tem uma abrangência tal que traz uma grande problemática à sociedade, tendo em conta que inside sobre os jovens japoneses.
A reportagem foi feita, salvo erro, por um jornalista norte-americano e consistia em tomar conhecimento real sobre esta situação.
Começaram por mostrar o caso de um jovem que hà dois anos e meio se fechou na cozinha da casa dos pais e de lá não voltou a sair; cumulo dos cumulos os pais voltaram a construir uma nova cozinha só para não tirarem o filho de lá. Acontece que o rapaz, agora com 18 anos, vive rodeado de lixo, porque não admite que lhe tirem nada em que ele tenha tocado, deixou de ir à escola, de ver os pais,os irmãos e amigos, vive para dormir e jogar gameboy.
Um outro caso, era ainda mais "estranho", um jovem de 26 anos enclausurou-se no quarto hà coisa de 4 anos, desde então nunca mais lhe puseram a vista em cima, e a mãe só sabe que ele está vivo porque ouve as tabuas do chão a mexer,pois ele nunca mais lhe dirigiu a palvra, a ela ou a quem quer que fosse.
Falaram ainda de mais casos, mas se eu os escrevesse, seria repetir o cerne de questão.
Estes dois casos (assim como a moioria dos casos que existem)foram despoletados por situações de crise e/ou de pressão escolar: no primeiro caso o rapaz era gozado na escola, começou a desconfiar de tudo e todos, achando por bem fechar-se "para sempre". No segundo caso, começou tudo com uma desilusão no resultado de exames de aptidão para a universidade.

O que mais me intriga, é que na sociedade japonesa, este problema é escondido ao máximo, ninguém quer admitir que o filho se "fechou", daí que não procurem ajuda médica e acabem por tolerar este tipo de situação por tempo indefinido.

O que levará etes jovens a tomarem tal decisão a tão grande escala? e por quê só no Japão? e por que razão acontece a mais rapazes do que a rapariga?

Consigo entender, a razão porque se fecham, consigo perceber que nas sociedades actuais, cada vez mais se nota a individualização dos individuos, a solidão...mas estes jovens japoneses abraçam a solidão por livre e espontanea vontade (claro que por consequencia de alguma coisa) por um tempo longo...levam verdadeiras vidas de ermitas!

Publicado por impressaodigital às dezembro 20, 2004 12:37 PM

Comentários

Enfim... o menino tá mal e portanto deixa-se estar. Não esquecer que na sociedade japonesa o suicídio é altamente valorizado, não tem nada a ver com a imagem que a educação judaixo-cristã dá dele. Penso que aqui se aplica o princípio de Aijuknshu, em que a família faz uma espécie de funeral em vida: o indíviduo é uma vergonha, por isso é como se estivesse morto, mantem-se a sua alimentação e isso basta. Claro que esta questão também concerne à cada vez maior sobrevalorização do "EU" na sociedade de consumo. Parece uma desculpinha perfeita n é: consumimos tudo e depois dizemos " a vida é sagrada" e pronto, ficámos todos felizes connosco próprios e os pretos que morram todos lá tranquilos em África, podem ir fazendo uns barulhitos por alturas do Natal mas nada de exagero.
MAS claro... os nossos filhinhos... isso não... que fiquem na cama feitos lontras Domingo de manhã, que mantenham os quartos zonas de desastre atómico, isso não... dar-lhes educação? O que importa é que tÊm dinheiro no telemóvel, e vão ter um carro, e que façam o que quiserem, se roubarem é d idade, se fuamrem um charrito é da idade, se violarem alguém, é da idade e claro que a gaja o provocou, tadinho do menino...

Enfim... o que se passa no Japão é o que se passa em todo o mundo consumista, oriental e ocidental, e todos os dias tenho de levar com isso no consultório: meninos com hiper-ego, que acham que são o centro do mundo, ou pelo menos o centro do cartão de crédito dos pais. E portanto podem fazer o que quiserem, ferirem-se de todas as formas pq os papás, na sua obrigação biológica, lá estarão prós ajudar, inclusivé pra lhes arranjar um terapeuta. Oh... e a pressão dos estudos, que horror, o menino mesmo com 8 especialistas só consegue tirar 10... mas tem de se dar o carro ao menino, n vêm como ele sofre? Ai a pressão... a pressão... o horror...

O único exemplo de pai que tive até hoje que fez alguma coisa de verdadeiramente útil pelo filho antes de ele me ter vindo parar à cadeira foi um pai que expulsou o filho de casa quando ele chumbou de ano. o Filho andou por tios, que se acabavam sempre por fartar dele, meteu-se na droga, na prostituição, teve quase a morrer na Suiça e se n fosse o consulado de Basel ir buscá-lo à prisão por lá ficava. Foi o próprio filho que foi pedir auxílio ao pai, aceitou as regras dele, e se sujeitou a controlo. Toda a gente, incluindo vários colegas meus, achou a atitude do pai assombrosa e péssima " que o menino podia ter morrido, que o menino tinha sofrido traumas irreparáveis". Mas eu, quando me foi apresentado o caso pra ver se aceitava fazer um acompanhamento só conseguia pensar nas dezenas de miúdos que me entram pelo consultório e que dizem que vão passar a hora e meia da sessão a mandar sms, que n têm nada a dizer e que se eu quero ganhar umas sessões que diga aos pais que está tudo a correr bem. Claro... n gostam quando os mando porta fora... mas depois percebem que se calhar finalmente calhou-lhes alguém que está mesmo interessado no caso deles e n um charlatão douturado com "interesse" no caso...

Moral da história...
ás vezes o amor transveste-se de abandono

Publicado por: noiseformind em dezembro 20, 2004 11:55 PM

Adorei o post...
Adorei o comentário...
Minha opinião?
A raça humana está em perigo de extinção...
Quanto mais temos... Menos temos...
Não entendia quando diziam que "trabalhar enobrece o homem"... Mas é isso... Quanto menos esforço o ser humano precisa... Mais seu cérebro atrofia...
Espero para o bem de meus filhos, que quando for pai, tenha coragem para dizer não...

Publicado por: Du em dezembro 21, 2004 12:04 AM

E já agora, pra que fique bem explícito o quanto esta é uma posição pessoal, aos 15 anos abandonei casa, pais, país e continente pra ingressar no sistema de ensino americano já com uma universidade e um curso em mente. Grande parte das pessoas que conheço que estão na Universidade nem sabem bem se estão no curso certo... claro que não osmos todos iguais, mas quando a inacção e a excelência são igualmente recompensadas então esse modelo social está condenada ao nepotismo. Foi o que aconteceu com o Helenismo, foi o que aconteceu com o Budismo como sociedade hierárquica. Tem de haver uma orientação na sociedade para que a realização da felicidade individual não marginalize a necessidade de avanço geral através da descoberta, da inovação, da organização...

Neste momento a maior ameaça À paz global é uma organização que renega completamente o indivíduo, faz dele um instrumento de uma fé que é das mais pacíficas do mundo mas que foi interpretada por uma seita de forma a tornar-se uma dinâmica de aniquilação... São os nossos meninos fechados nos quartos que nos vão ajudar a salvar a sociedade ocidental?

Publicado por: noiseformind em dezembro 21, 2004 12:18 AM

Du, muito abrigada pelo comentário! ;) tens razão o cerbro atrofia com a inercia... :)

Noiseformind: gosto imenso de ler os teus comentários! tens toda a razão, hj em dia poucos sabem realmente aquilo que querem, isto pk se habituaram à ideia de um suporte - os pais.
é bom saber que há terapeutas que realmente se preocupam.

considero que os apis são pais toda a vida, mas não é por isso que os filhos podem andar sempre ao colo!
a atitude desse pai que expulsou o filho de casa, considero-a totalmente legitima, e razoavel... o filho aprendeu a lição ou não? e não me parece que tneha sido uam decisão fácil para o pai,afinal de contas sempre teve a porta aberta, não rejeitou o filho, rejeitou antes a pessoa que ele se estava a tornar

Publicado por: impressãodigital em dezembro 21, 2004 12:52 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)